Estação de Tratamento de Efluentes – Tecnologia e pioneirismo a serviço da sustentabilidade

Um dos marcos do compromisso ambiental da Petrom é sua Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), que posiciona a empresa entre as pioneiras do Brasil na conquista do status de Efluente Zero, com 100% de reuso da água em seus processos.

Ainda na década de 1970, quando o tema ambiental ainda não era amplamente debatido, a então Oxypar já operava um sistema de tratamento para efluentes domésticos e industriais. Com o surgimento da Petrom e o avanço das tecnologias, esse compromisso foi ampliado com a construção, em 2008, de uma nova ETE — hoje referência nacional e modelo reconhecido pela CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo.

ETE
ETE

A estação realiza o tratamento dos efluentes industriais (oriundos da produção de plastificantes) e sanitários em um processo contínuo, por meio de etapas físico-químicas, biológicas e de ultrafiltração, que asseguram a qualidade da água tratada, permitindo sua reutilização integral na irrigação de jardins, lavagem de pisos e reposição em torres de resfriamento.

Além de eliminar o descarte em corpos hídricos, o sistema permite à Petrom reduzir em até 22% o consumo de água potável, contribuindo para a preservação desse recurso essencial.

A qualidade da água é garantida por meio de um monitoramento contínuo, com controle de vazões e análises laboratoriais diárias.